Cristiano e Isis: um casal feliz, cristão, rodeado de amigos amados e que amamos. Este espaço é para falarmos de Deus, de nós, de nossos amigos, aventuras, experiências, mensagens e tudo que achemos interessante e proveitoso. Sejam bem-vindos! Recomendamos: http://palavraplena.typepad.com

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A GRATIDÃO CONTRA A MURMURAÇÃO


Às vezes, quando reclamamos de alguma comida que não esteja do nosso agrado, alguéms e volta pra nós e diz que em muitos lugares do mundo algumas pessoas não têm nem o que comer. Nesse momento, podemos ter dois tipos de reação: uma que nos faz refletir sobre o que foi dito, fazendo pesar em nós a consciência. A outra é dar de ombros e dentro de nós pensarmos: que tenho eu com isso? Geralmente, a primeira reação dura alguns poucos segundos, minutos talvez, mas aquilo logo se esvai e estamos prontos a fazer novas murmurações a respeito daquilo e de outras coisas. A segunda, menos aceitável ainda, é o resultado de uma vida mais cômoda e afastada da realidade mais penosa que temos. De fato, nada temos a ver diretamente com o mundo em volta, pois, que podemos fazer ativamente a respeito dos famintos da África ou dos desabrigados do Nordeste? "Eles são eles e eu sou eu" - dizemos.

Ah, mas se nada disso desperta em nós choro e motivação para oração, ao menos deveríamos olhar para as circunstâncias desse mundo e sermos gratos por tão grande misericórdia de Deus. O grande problema do ser humano é acostumar com qualquer coisa. Se hoje andamos de ônibus, isso é digno! Mas compramos um carro, e andar de ônibus passa a ser um grande transtorno. Carro com ar condicionado torna qualquer básico uma carroça! Podemos ganhar dois mil reais na empresa, mas logo esse dinheiro se tornará pouco. Seriam necessários três mil, até que esses não sejam mais suficientes. Esse ciclo gera uma constante insatisfação. O resultado final é a murmuração. Passamos a vida nos queixando dos estresses da vida, dos salários, do trânsito, das contas que temos (e Deus nos deu recursos) que pagar. Achamos espaço em nosso tempo e fluência em nossos lábios para lamentarmos de cada aspecto da nossa vida. Isso é tão comum em nossas vidas que sequer percebemos, até porque, isso se repete na vida dos que estão proximos, dando um aspecto "normal" à coisa.

Combater isso é altamente necessário, pois a murmuração corrói a igreja, a família e todos os ambientes que vivemos. Para nós, cristãos, o remédio é mudar o foco das coisas. É levantar de madrugada e, em vez de lamentar ter que acordar tão cedo, agradecer pelo dia que se levanta, pela saúde que Deus nos dá, pelo emprego pelo qual muitos procuram. Em vez de reclamar do trânsito, lembre-se que é um privilégio ter carro num país como o Brasil. Não! Não é preciso ir até à África pra compararmos nossas vidas e termos uma razão para agradecer. Certamente, alguém próximo a nós tem uma dificuldade maior que a nossa e isso já nos poderia envergonhar diante de Deus. Mas mais do que isso, não deveríamos precisar de nenhuma dessas comparações para ter um coração grato. Bastaria a nós olharmos para nossas vidas e perceber o quão Deus tem sido misericordioso constantemente. O salmo 127 diz que Deus dá aos seus amados enquanto dormem. É possivel perceber como Deus cuida de nós. Mais que isso, o versículo 2 desse salmo mostra que independe do que fazemos, de qualquer esforço. O que se pode fazer dormindo? Não se trabalha, não se alimenta... mais... que garantias temos? Se acordados somos impotentes e só podemos nos cercar fisicamente de cuidados, que dirá dormindo? Essa é a bondade do nosso Deus! Enquanto ficamos preocupados com o que teremos no dia seguinte e nos esforçamos pra isso, Ele diz que seu cuidado está em nós mesmo quando não achamos que está, mesmo quando nossas consciências estão mergulhadas na profundidade do nosso sono. Jesus nos alertou quanto à ansiedade, dizendo que, se o Pai cuida das aves e dos lírios, não cuidaria de nós?

Sabendo que Deus cuida de nós, que Ele nunca perde o controle, que não importa o que pensemos, Ele tem sempre o melhor pra nós (e o melhor nem sempre é um benefício material ou visível), só podemos manifestar a Ele um coração grato e a gratidão flui de um coração de quem O ama e O conhece. Não é preciso comparar. Pra ser grato a Deus, basta um coração de servo.

Um comentário:

Unknown disse...

Seres humanos não é... Ambiciosos por motivos errados, ingratos, gananciosos, soberbos e dentre muitos outros INCRÉDULOS!!
Pela graça e misericórdia de Deus isso não se aplica a todos.
Que os poucos, que não fazem parte dessa maioria, consigam modificar essa visão tão pequena do poder de Deus.
E que eu esteja nessa minoria.

Que Deus nos abençoe.